Mostrar mensagens com a etiqueta RABISCOS_XX!_zeta_MAI15. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RABISCOS_XX!_zeta_MAI15. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de maio de 2015

78º Encontro USKP_Museu Arqueológico do Carmo _16 Mai15

Tenho ido por diversas vezes a este local para desenhar. Desta vez, pelo Dia dos Museus, nos meus apontamentos interessei-me e registei pormenores brasonados que encontrei no exterior.  Mas antes, ao entrarmos escutamos as explicações da Drª.Rita Santos.

Fig 1 . Museu do Carmo_Capela lado dtº


Fig 2. Capela lado esqº.

Fig3. Exterior_prox pia baptismal_


Fig 4.

Interior_uma sala_Biblioteca

Fig 5. Exterior_Soneca do Nuno

Estou sempre a relembrar num dos antigos registos em que escrevi: "peguei no gato , pu-lo debaixo do braço e levei para casa..."Gato não, gato não..." ainda ouço alguém pesarosa a gritar...E realmente um gato daqueles que agora é portador de uma requintada coleira...

quinta-feira, 14 de maio de 2015

"Lisboa Entre Séculos"_II




Em aditamento da postagem  de sábado, 2 de maio de 2015

"Lisboa Entre Séculos"

tendo em conta que p prazo foi prorrogado até 15Mai15, tomei a iniciativa de escolher mais dois edifícios .

Lisboa entre Séculos . fOI UM DIS TRABALHOS PROPOSTO POR JOÃO CATARINO em ABR 15 a 10MAI15, prorrogado até 15MAI15.

Neste segundo grupo destes meus desenhos,
alguns são simples estudos e apontamentos. 
Vou naturalmente destacá-los na medida para que 
numa ocasião futura possa debruçar-me sobre esta 
pesquisa e registo gráfico feitos no local, ao vivo., 
numa nova abordagem.

 Assim destaco dois exemplos do séc findo:
A. ARMAZÉM ABEL PEREIRA DA FONSECA;
B. BALNEÁRIO DA D. MARIA II.

Dentro destas duas situações esquematizo os apontamentos. Apenas serão postados nos USKP três imagens daqui.

A. ARMAZÉM ABEL PEREIRA DA FONSECA;
Fig 1.       FACHADA COM  LOGOTIPO_MAI15
1.                                                                                                                                      1.    FACHADA COM LOGOTIPO_MAI15



 
1.       FACHADA COM LOGOTIPO_MAI15



Fig 8. apontamentos do armazéns , em perspectiva_Mai15
Fig  2.OS PORTÕES DO ARMAZÉM (DO INTERIOR)_MAI15


B. BALNEÁRIO DA D. MARIA II
7. ENTRADA DO BALNEÁRIO D, MARIA II_MAI15

Seguem-se três apontamentos relativos respetivamente, aos dois exemplos
Fig 4.apontamentos do armazém_II_MAI15A

Fig 3.apontamentos do armazém_I_MAI15
Fig 5.apontamentos do dispensário_III_MAI 15


 Fig 6.PORTÕES DE ENTRADA DO BALNEÁRIO_MAI 15

Esta imagem(Fig 6) não confere. Apenas poderá servir noutra ocasião, com e após as devidas retificações.








Das oito figuras, apenas três irão ser postadas noutros suportes:
(1). 1.  FACHADA COM  LOGOTIPO_
(2) 2  OS PORTÕES DO ARMAZÉM (DO INTERIOR)
(3) 7. ENTRADA DO BALNEÁRIO D, MARIA II_MAI15

sábado, 2 de maio de 2015

"Lisboa Entre Séculos"

"Lisboa Entre Séculos"vista pelos USK, a arquitectura ameaçada dos séculos XIX e XX".
Pela lista do edital lançado por João Catarino, escolhi o edifício sito na Rua Saraiva de Carvalho nº. 241, (1910 -1911), em Campolide, Lisboa.
Eis o edital publicado:


O prédio escolhido diria que se localiza numa avenida  ladeada de árvores. Circulam por lá eléctricos e outras viaturas de transportes.  
Pormenor da porta de entrada de madeira com gradeamento de ferro sobre o vidro, predominando uma decoração com linhas metálicas que terminam a maior parte em chicote.

Transcrição na íntegra de mais condições deste "concurso" do site dos USKP:"Lisboa Entre Séculos vista pelos USK, a arquitectura ameaçada dos séculos XIX e XX". Este é o tema de uma iniciativa dos USK Portugal em conjunto com o Fórum Cidadania Lx com o apoio da CML e o museu de Lisboa-Palácio Pimenta (antigo Museu da Cidade). De 6 a 30 de Junho serão expostos no Museu de Lisboa impressões em A3 dos nossos desenhos em cadernos sobre o património arquitectónico ameaçado. conforme o exemplo da Casa Valmor na Av. da República, cada desenhador escolherá um edifício a partir de uma lista de cerca de 40 edifícios, mencionada no Cartaz visível na barra lateral deste blog. Os desenhadores só devem desenhar os edifícios mencionados na lista que ainda não foram postados neste blog sendo que, a sua escolha será feita por ordem de "posts" - Consultar a lista de locais AQUI. Será interessante explorar vistas e ângulos dos edifícios mencionados, assim como detalhes de curiosidade arquitectónica e/ou decorativa. Todos os desenhos devem ser postados neste blog até ao dia 10 de Maio. Corram! Bom trabalho!".