sábado, 6 de fevereiro de 2016

SOB O OLHAR DUMA URBAN SKETCHER_CASA DA CERCA_I

Vou iniciar uma coleção de imagens  da minha autoria, relativas a locais de Portugal que procuram contar uma história. São indicações que traduzem alguns pormenores relevantes e julgo que são dignos de serem visitados. 

Começo por referir não ao panorama mas de uma visita relâmpago  de cariz científico e artístico ministrada por uma Ilustradora SARA SIMÕES. Entrada livre e gratuito.

Transcriºão de um placard afixado na parede da estufa:

Na CASA DA CERCA  -  O Chão das Artes - Jardim Botânico - situada na Almada Velha

" Inaugurado em 2010 o Chão das Artes tem desenvolvido um projeto que explora a ligação entre a Natureza e a Arte, em articulação com a atividade desenvolvida com a Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, através da existência  de uma coleção de plantas cujos componentes  vegetais, originam materiais que dão corpo e forma à realização artística". 
Consta de: 
1,Estufa
2,Jardim dos Pigmentos
3. Pomar das Gomas
4.Jardim dos Pintores
5.Jardim dos óleos
6.Jardim das Telas
7.Mata
8.Anfiteatro(cCapacidade para 75 pessoas tendo o cenário Lisboa
9.Miradouro- vista sobre Lisboa e Rio Tejo

Entre várias plantas desta vez escolhi a canforeira para um breve estudo e sumário registo gráfico, Os resultados estão expostos de seguida:

Fig 1  A Canforeira - Folhas e rebentos da flor (gemas) ainda no início da floração







Fig 2 Pormenores da. planta

Fig 3 Tronco maciço  da canforeira
A canforeira é uma árvore de porte alto. Impressionou-me o seu tronco desprovido  de folhas nesta base junto ao solo, portador de uma copa de ramagem compacta, de folhas verdes brilhantes.Tronco com casca saliente, rugosa, sulcada de cor parda escura.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário