domingo, 13 de julho de 2014

DIÁRIO DE VIAGEM - WORKSHOP COM ESALAVISA E RAQUEL OCHOA_ABR_JUL14

Em 9 Mai 14 teria já sido publicada a imagem correspondente a este Workshop. Tendo em conta que ainda pretendo alterar esta postagem e para que não se percam esses mesmos arquivos, aqui vão algumas modificações propostas, aguardando possivelmente uma última em data posterior.

O texto sobre o aconteciemnto histórico  de 25ABR em Portugal e integrado na imagem supra,  por motivo de pouca visibilidade, estará de novo seguidamente transcrito. 

"Ocorrido em 25 de abril de 1974 em Portugal foi deposto  o regime ditatorial do Estado Novo  vigente desde 1933[]. Com orientação socialista iniciou-se um outro processo estabelecendo a democracia neste País.
Este percurso teve o seu início num ajuntamento da população no Largo do Carmo, na madrugada de 25 de Abril, na operação "Fim-regime" comandada pelo então Major Otelo S. de Carvalho. Foram ocupados alguns dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial o aeroporto, a rádio e a tv.
Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.
Hoje, continuam desgostosos e embora possam manifestar-se abertamente, ainda não se vislumbra uma verdadeira revolução social e política. Efetivamente existe um conjunto de características cívicas, políticas, sócio-económicas e culturais que ainda não produziram efeito substancial.
Ainda prevalecem a incerteza para a sociedade portuguesa, pelo que seria desejável mais atenção demorada, análise e discussão na participação cívica e moldar as diversas áreas da vida colectiva do Portugal democrático, passando entre outros, pela Educação, a Economia, as Desigualdades Sociais, a Religião e os Movimentos Cívicos". 

Sem comentários:

Enviar um comentário