segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MUSEU DA LOURINHÃ_I

Após a versão inicial do 68º. Encontro dos USKP no Museu da Lourinhã 0_ publicada em 18 DEZ14,  aqui vão mais sequências do que consegui avistar e registar no local aproveitando igualmente, uma porção de um panfleto fornecido, para explicação dessa postagem. Assim, seguidamente, coloco duas imagens, uma da localização (mapa cedido pelo museu relativo ao percurso geográfico de Lisboa a Lourinhã, bem como plantas técnicas dos compartimentos dos dois pisos do edifício e da área do pátio interior, com demais anexos circundantes.
Fig1. MAPA DO PERCURSO  até o
 local do MUSEU

FIG 2.  PLANTA DOS PATAMARES (desenhos dos dois pisos e do pátio interior)do Museu.

Ainda no primeiro piso do edifício aonde me encontrava a desenhar o espólio do Museu,  mais concretamente no Salão das Profissões, registei ferramentas expostas, duas das quais correspondentes às profissões de carpinteiro e de marceneiro.

Fig 3 - Ferramentas de algumas profissões













Outra demonstração de uma profissão hoje inexistente, mas prima pela sua exibição ao vivo:

FIG 4. VENDEDORA DE PIROLITOS, vestida a preceito.
Saindo da traseira do 2º. piso do edifício, dirigi-me ao pátio.

Nesse pátio,  o recinto encontra-se ladeado pela escadaria que dá entrada nas traseiras do museu e nos conduz a alguns anexos que constituem pequenas construções de medidas exíguas. O recinto a descoberto no interior, de céu aberto, é rodeado por outras pequenas construções.  Neste local poderia ter funcionado  como espaço multiusos.




Fig 5. COZINHA RURAL COM FORNO


Outro elemento importante exposto no pátio dando indícios de existência em tempos ocorridos, de um poço de água.
FIG. 6.  UMA BOMBA DE ÁGUA

Uma casinha tradicional ainda com curiosas peças de mobiliário antigas e de vários pequenos equipamentos e instrumentos  caseiros muito utilizados um dos quais um berço, um suporte de madeira com a respectiva almofada para a renda de bilro...

Fig 7. Uma pequena fachada da casa e algumas peças guardadas no seu interior

A moradia versa características próprias da construção como a da feitura da janela. Várias componentes de utensílios expostos como pequenas peças metálicas para a matança do porco, penduradas e guardadas ao alto num fio de arame também fazem parte do espólio visitado.


Fig 8. pequenos utensílios não menos interessantes.



Finalmente, nesse edifício do Museu da Lourinhã um dos compartimentos importantes onde estão patentes ao público será o PAVILHÃO DE PALEONTOLOGIA, famoso pelos seus achados fósseis. Como é óbvio, não tivemos autorização para fotografar o ninho de ovos de Lourinhanosaurus (carnívoro), espécies únicas no mundo, mas escutámos atentamente a explicação que nos foi gentilmente dada.

Ainda nesse pavilhão estão o esqueleto de Dinossauro, entre os quais uma verdadeira e comprida vértebra. Uma outra composição da ossada é artificial mas majestosa pela sua apresentação. 
Fig 9. No PAVILHÃO DA PALEONTOLOGIA





















Sem comentários:

Enviar um comentário