segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

VISITA AO MUSEU GEOLÓGICO DE LISBOA.

WORKSHOP DE DIÁRIOS GRÁFICOS ocorrido no passado sábado 6 de Dezembro, das 9h às 17h , no MUSEU GEOLÓGICO DE LISBOA., com Richard Câmara.
Tal workshop constituiu mais uma acção de formação de desenho que teve como objectivos estimular e criar o hábito para uma prática de desenho sistemático em diário gráfico. Incluiu uma visita guiada ao Museu e à sua colecção. 
As inscrições como sempre esteve aberta a participantes de qualquer idade, com ou sem formação na área do desenho. Foram abordadas várias técnicas de registo visual a partir de uma série de curtos e simples exercícios que fomentavam a observação e posterior representação pelo desenho. teve em  conta também explorar o desenho à vista com a conjugação de uma ampla variedade de materiais, tendo como base o desenho a grafite com lápis ou lapiseira. E é através da escolha das diferentes combinações daqueles materiais, que  tentamos obter a maior expressão gráfica no desenho de cada uma das peças expostas.
Obs: Este texto da presente apresentação  teve como base o conteúdo escrito na abertura do respectivo Workshop.

Eis algumas imagens a grafite e a cor de representação de crânios:




Crânio de uma animal - gavialosuco (gen. Gavialosuchus ), um crocodilo extinto, encontrado na Quinta da Farinheira (Chelas): 

Exemplar exposto numa das vitrinas do Museu, excepcionalmente bem conservado, que viveu há cerca de 12 milhões de anos na actual zona de Chelas (Lisboa).
Considerada uma das 27 Maravilhas da história do nosso território, expostas também em Lisboa, no visitado Museu Geológico de Portugal.

Nesse museu conservam também outras várias  peças da pré-histórica muitas das quais notáveis das Colecções de Paleontologia, de Arqueologia  e da Mineralogia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário